quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Mundo comemora o Natal. E Nós? Litha!!!


Dezembro, inevitável não pensar em presentes, comida, bebida, papai Noel, árvore de natal, enfim o velho e conhecido Natal. Data cristã que todos acabam “comemorando” direta ou indiretamente . Em cada esquina, tem luzes, enfeites, as lojas lotadas, amigo secreto no trabalho. E nós como pagãos? Afinal a data é a maior comemoração cristã, o que nós fazemos ?? Ignoramos? Saímos por ai falando que não comemoramos o natal, e na noite do dia 24 nos isolamos de toda família e amigos?
Um pouco difícil já que vivemos em uma sociedade cristã, grande parte das pessoas que estão a nossa volta não são pagãs e temos que respeitar as celebrações que não são da nossa crença, se quisermos ser respeitados.
Eu particularmente não fico tentando explicar que nessa época comemoro Litha, que aquilo que corresponde a conhecida árvore de natal eu já montei em Yule, só falo para quem realmente se interessa e vai haver uma troca de informações, como faço muitas vezes com alguns amigos budistas, como eles também não comemoram o natal, tenho boas companhias para conversar a respeito.
Eu gosto de festa, da comilança, e sem dizer que é um ótimo pretexto para estar com a família e amigos, toda celebração que tenha uma energia de Paz, amor e harmonia e válida. Não precisamos levar para o lado religioso, mas podemos respeitar e curtir com todos. Afinal quem não gosta de ganhar presente? Não leve para o lado cristão da coisa, leve pelo lado capitalista, isso também é inevitável RS.
Um pouquinho de Litha que não poderia deixar de lado, (um tanto quanto atrasado),porém não vou postar nenhum ritual, considero algo muito pessoal, sem dizer que tem autores com ótimo exemplos de rituais que podem servir de base, até que você possa desenvolver o seu próprio Sabbath .
Litha, celebrado em 21 de Dezembro no Hemisfério Sul, é o solstício de Verão e o dia mais longo do ano. É também o ápice do Deus, do Sol, é tempo de celebrar a vida e o crescimento. Aproveite o período de abundância para fazer prosperar tudo aquilo que deseja. Porém é nesse momento que o Deus começa a se preparar para seu declínio, afinal na natureza tudo tem seu ciclo e equilíbrio.

Algumas correspondências:

Ervas Típicas: Camomila, Sabugueiro, Lavanda, Artemísia , Pinho, Rosas , Verbena, Samambaia, Cravo, Margarida, Lírio e Hera, erva-de-são-joão, tomilho selvagem, glicínia.
Incensos: olíbano, limão, mirra, pinho, rosa e glicínia.
Comídas Típicas: Os alimentos pagãos tradicionais do Sabbath do Solstício do Verão são vegetais frescos, frutas do verão, pão de centeio integral, vinho, cerveja e hidromel.


Obs: A foto eu tirei a pouco tempo, um registro de um momento mágico e perfeito para ilustrar a época. Ás 6:10 da manhã - O Nascer do Sol !

Bençãos dos Antigos )O(


Um comentário:

  1. Bençãos Luna! Vc tem toda razão, não precisamos levar para o lado cristão, necessariamente. Podemos sim levar para o lado capitalista e tbm pq é tão gostoso ficar com família e amigos não é!? Com a correria do mundo globalizado de hoje quase não temos tempo para sentarmos a mesa p/ comermos com nossos amados. Isso é mutio bom... do ponto de vista pagão, penso eu, que este seja o único ponto bom do natal! Rs.
    Adorei as palavras espontâneas e sinceras... bençãos e beijos!

    ResponderExcluir